De acordo com a ABNT, mesmo com a diminuição da jornada de expediente e outras restrições que variam de uma cidade para outra, as empresas precisam estar preparadas para a retomada das atividades, cuidando para que colaboradores e clientes fiquem protegidos. Por isso, a ABNT PR 1004-1 oferece orientações técnicas de higienização e de operação segura para prevenir a transmissão do vírus. A publicação traz orientações aplicáveis a todos os tipos e tamanhos de organizações que atuem nos setores industriais, comercial, público e sem fins lucrativos.
As recomendações têm as seguintes finalidades:
- Identificar e gerenciar as ações necessárias para minimizar a transmissão da covid-19 e os possíveis impactos aos negócios;
- Adotar uma atitude proativa para manter a segurança de funcionários, clientes e fornecedores;
- Evidenciar resiliência aos funcionários, clientes, fornecedores e órgãos públicos de controle;
- Manter as funções críticas em funcionamento durante situações de pandemia;
- Minimizar o tempo de inatividade durante crises sanitárias e melhorar o tempo de recuperação das atividades.
Cuidados necessários
A ABNT PR 1004-1 aponta os cuidados para impedir a propagação da Covid-19, explica como se dá a transmissão por contato direto ou indireto e indica os produtos químicos para higienização, além de cuidados no uso e manipulação. E tem muito mais, como o processo de limpeza de superfícies, incluindo madeira, couro e tecido, acessórios de metal e até geladeira, bebedouro, portas e janelas.
Parte do documento trata de gestão e comportamento, considerando problemas específicos que podem afetar a capacidade de uma organização de operar com segurança e como essas questões foram impactadas pela pandemia. Em casos de emergência, a PR orienta na preparação da resposta para mitigar o risco de transmissão da covid-19.
A publicação ainda aborda outros temas de relevância no cenário atual e traz dois anexos com guias rápidos: um com orientações gerais e o outro com procedimentos de limpeza de superfícies.